Ideia Mostra Ideias

O Colégio Ideia, em seus 16 anos de existência, tem contribuído para a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade. Dentre suas ações, destaca-se o Projeto de Iniciação à Pesquisa Científica, que culmina com o evento "Ideia Mostra Ideias", onde coloca seus estudantes como indivíduos pensantes e principalmente atuantes, discutindo políticas que propõem a construção de um mundo melhor.

Em 2016 o Simpósio Acadêmico do Colégio Ideia, traz reflexões, assim como discussões acerca do tema
“A sociedade no Mundo: entre o passado e o futuro, há o presente, e o que estamos produzindo na busca de soluções sustentáveis para a contemporaneidade?”

Conhecimento, cultura, ciência, arte, movimento... devem ser partilhados. A vida que se partilha se configura na troca de experiências diárias: do colega, do amigo, da escola, da família, da sociedade... Quando nos damos conta, já se foram nossos meninos para o mundo do trabalho. Serão músicos, médicos, oceanógrafos, filósofos... e o que mais?

Vão continuar na caminhada de construir um Pernambuco melhor para um mundo melhor. Certamente, como Chico, Luiz, Miró, Paulo Freire, Leite Lopes e tantos outros, estarão mostrando ao mundo o que temos de valor e como podemos contribuir para cidades e sociedades mais justas e humanas.

Por enquanto, estão aqui: estudando, pesquisando e refletindo sobre culturas populares, poesia e sertão, sentidos, música, arte e urbanismo, saúde e cidadania...

Se você não sabe o que já produzimos para o mundo, embarque nesta ideia e venha conferir no nosso SIACI.

O SIACI, Simpósio Acadêmico do Colégio Ideia, ou Ideia Mostra Ideias, ocorre no final do ano letivo, como culminância de um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de todo o ano. Durante o ano letivo os nossos alunos se organizam em grupos e através de orientação e muita pesquisa desenvolvem ações inovadoras na busca de soluções palpáveis para problemas enfrentados cotidianamente em qualquer sociedade.

Os temas são trazidos com todo o vigor e curiosidade da Juventude Ideia, que acredita que é impossível viver sem sonhar e que almeja poder contribuir para que a nossa sociedade seja preservada.