Proposta Pedagógica

Sempre buscando a inovação e as melhores práticas pedagógicas, o Colégio Ideia, em seus 16 anos de existência, tem contribuído para a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade. É um colégio que se caracteriza pela aplicação de uma pedagogia centrada no educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho e pelo desenvolvimento da pessoa como cidadão.

Tem por objetivo incentivar o interesse pelo aprender e estimular ações pedagógicas que resultem numa aprendizagem significativa, complementar e enriquecer a formação acadêmica dos nossos estudantes, integrando-os no contexto científico, tecnológico e socioeconômico. Para tal, conta com um currículo composto de diversas atividades que proporcionam uma abordagem múltipla e interdisciplinar das diferentes áreas do conhecimento, levando-os a desenvolver novas habilidades e competências e aprofundar os conteúdos, permitindo, assim, uma ampliação do universo da aprendizagem. Enfrenta o desafio de proporcionar a seus alunos uma formação ampla e conjunta, e o desenvolvimento de uma dimensão crítica e reflexiva, que os capacite e os torne mais aptos a viver em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo, com uma carga crescente de informações que circulam através de meios de comunicação cada vez mais ágeis, permitindo assim um desenvolvimento integral do educando.

A formação humanística e científica concebida pela escola materializa-se na sua prática pedagógica, com ênfase na vivência do currículo, em que o ensino de todas as disciplinas, aliado à informação profissional, constitui-se como um instrumento de inserção do aluno na construção de uma sociedade de mudanças, através de uma visão crítica da realidade, de um mundo em constante desenvolvimento científico e tecnológico, de forma que favorece uma escolha profissional mais consciente.

No que diz respeito à complementação e aprofundamento dos conteúdos do currículo básico o Ideia está sempre atento às dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como aos seus interesses no que diz respeito à escolha profissional, e para bem atender nestes aspectos oferecemos aulas ou cursos extras e ainda aulas de aprofundamento nas diversas disciplinas, garantindo assim que nossos estudantes sintam-se seguros para vivenciar a realidade dos vestibulares.  Não esquecemos, portanto, a necessidade do educando na sua preparação para passar pelo processo seletivo de ingresso ao curso superior e destinamos à 3ª série do ensino médio, cujos alunos se encontram na etapa final da educação básica, um momento oportuno na caminhada rumo à universidade desejada e aos alunos da 1ª e 2ª séries, que desde o ano de 2008 estão se submetendo ao Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco, uma cuidadosa orientação para esta realidade.

Em resumo, o Colégio Ideia tem como objetivo social a prestação de serviços educacionais na área de ensino médio. E, diante da necessidade de oferecer um ensino que assegure capacidade permanente às diretrizes da LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases para a Educação no Brasil, o Ideia estruturou o seu currículo de acordo com a base nacional comum, contemplando a perspectiva da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade:

a) uma base científica comum para dotar o educando de conteúdos científicos potencializadores de progressivo domínio da integração ciência e tecnologia;
b) domínio das linguagens, dos códigos, dos instrumentos e dos conhecimentos socioculturais, indispensáveis à integração social e à articulação do mundo do conhecimento com o trabalho.

A busca da Aprendizagem Significativa é regra no Ideia. Os estudantes são incentivados a irem além do conteúdo dado na sala de aula, por meio de pesquisas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos quais exercitam a contextualização, a organização de ideias e a interpretação da realidade.

É ainda objetivo do Ideia o desenvolvimento de habilidades e de competências que favoreçam o acesso do aluno à universidade. Assim, o Colégio Ideia, trabalha nesse nível de ensino, adequando o seu currículo de ensino médio à Lei de Diretrizes e Bases, seguindo a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, acompanhando o ENEM e o SSA/UPE - Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco, dando condições aos nossos estudantes de se prepararem de maneira completa para garantir o seu lugar na universidade.

O Colégio Ideia é um colégio onde o aluno é conduzido da escola para a vida, num processo de crescimento que propicia seu desenvolvimento integral e sua preparação para o exercício da cidadania.
Preocupamo-nos em oferecer condições aos nossos estudantes de se prepararem de maneira completa para garantir o seu lugar em uma sociedade de mudanças.