Guia de redação do Enem já está na web Titulo
18/Set/12

Guia de redação do Enem já está na web

Faltam menos de dois meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 2 e 3 de novembro. A redação é um dos cinco testes que compõem a avaliação e tem papel importante na composição final da nota dos vestibulandos que, no Estado, vão concorrer às vagas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para ajudar os candidatos, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na internet um guia de redação, com informações essenciais para a prova, como o que os avaliadores esperam de um bom texto, as competências exigidas, detalhes do processo de correção e exemplos de textos que tiraram a nota máxima. O material pode ser baixado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja o link aqui.

Ano passado, centenas de estudantes reclamaram da nota que tiraram na redação e questionaram a qualidade dos corretores. Cada texto é avaliado por dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

A novidade é que, a partir de agora, se a diferença entre as notas dos dois corretores for superior a 200 pontos, a dissertação passará por um terceiro corretor. Se a divergência ainda persistir, a redação será apreciada por uma banca composta por outros três docentes, que atribuirão uma nota final.

O guia tem 52 páginas e começou esta semana a ser enviado pelo Inep para escolas públicas e estudantes que solicitaram atendimento especial, como prova ampliada ou em Braile. Nesse caso, o material é com cópia ampliada. Foram impressos 1,3 milhão de exemplares, sendo a maioria para alunos, embora professores também vão receber. Para Pernambuco, haverá a entrega de 55.048 guias, que serão distribuídos pelos Correios. Estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio cerca de 5,7 milhões de candidatos.

Na primeira parte do guia de redação, as cinco competências exigidas no Enem são detalhadas. Os critérios de correção são explicitados em pormenores para que o estudante saiba exatamente o que o avaliador vai observar no seu texto. A primeira competência, por exemplo, pede domínio da norma padrão da língua escrita. Três quadros mostram os requisitos básicos para a dissertação e quais são os desvios mais graves, graves e leves.

PONTUAÇÃO- Cada redação é avaliada com nota que vai de zero a mil pontos. Cada competência soma até 200 pontos. Interessante do manual é que o vestibulando fica sabendo que para cada competência há seis níveis de pontuação: zero, 40, 80, 120, 160 e 200. Cada um se refere à variação do domínio apresentado pelo candidato.

Segundo o MEC, 3.700 participantes tiraram a nota mais alta na dissertação no Enem ano passado. Seis dessas redações, de jovens do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, foram colocadas no guia, com comentários a respeito dos textos.

Fonte: JC online Fonte da imagem: guiadoestudante.abril.com.br