UFPE DIVULGA PESOS DE PROVAS DO ENEM Titulo
15/Out/14

UFPE DIVULGA PESOS DE PROVAS DO ENEM

O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Pernambuco (UFPE) definiu na tarde desta segunda-feira (13) os pesos que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, terão para os 100 cursos oferecidos pela instituição. Ao contrário dos processos seletivos realizados até então pela universidade, a redação terá uma importância diferente para cada curso. No total, serão oferecidas 6.672 vagas em todos os campus da universidade para o próximo ano. Confira nos links abaixo as tabelas com os pesos:

» TABELA DE PESOS 1 » TABELA DE PESOS 2

O critério usado para definir os pesos se baseou nas disciplinas específicas aplicadas como segunda fase do vestibular pela Covest até o ano passado. Seguindo essa lógica, o curso de medicina – tradicionalmente um dos mais concorridos da instituição – fica com os seguintes pesos: redação (1), matemática (3), linguagens e códigos (2), ciência humanas (1) e ciências da natureza (3). Para todos os cursos, a soma dos pesos será sempre 10.

CONFIRA TAMBÉM » UFPE corrige tabela de pesos e notas mínimas dos cursos de letras » UFPE cria bônus regional e amplia cotas

Além dos pesos, as coordenações dos cursos também definiram uma nota mínima que o aluno deve tirar em cada prova. Esse critério funcionará como uma espécie de ponto de corte, e também varia de curso para curso. Assim, tomando mais uma vez medicina como exemplo, as notas mínimas são: redação (400), matemática (350), linguagens e códigos (100), ciências humanas (100) e ciências da natureza (300). Nos links das tabelas acime é possível conferir os pesos e notas mínimas dos demais cursos.

O anúncio dos pesos das provas vem a menos de um mês antes da realização do Enem, o que provocou muita ansiedade por parte dos alunos. “Tivemos que reunir representantes de 100 cursos de toda a Universidade e isso não é fácil. Ponderamos todas as implicações das mudanças feitas e tomamos a decisão conscientes de tudo. Acreditamos que o estudante que estiver preparado para concluir o ensino médio também vai estar preparado para passar por esse processo”, disse a pró-reitora Ana Cabral.

Fonte: NE10 - 14/out/2014